É isso aí pessoal, o primeiro computador em que tive contato foi o TK 85, da marca MicroDigital, quando em 1986 meus pais me informaram que havia um curso de programação em que um instrutor estaria vindo de São Paulo para minha cidade aqui no interior do Paraná ensinar como programar em Basic, sim isso mesmo Basic I e II.

 

Era um código praticamente universal para iniciantes como eu, e isso foi longe, quando usamos por longos anos o nosso MS-DOS do  windows ou microsoft Basic.

 

Neste link da wikipédia é possível ter mais informações sobre o aparelho: https://pt.wikipedia.org/wiki/TK_85
Veja uma imagem deste aparelho ainda com um exemplar guardado na caixa, identico ao que tenho em casa.
Tk85nacaixa
E claro uma imagem da maneira como ele precisava ser montado para uso. Observem que era necessário ter a disposição uma televisão, na minha época eram ainda em preto e branco, de um gravador em fita cassete, e tomada logicamente para a fonte.
TK_85_Montado

Vale salientar que não existia um Hard Disk, um hd que armazenasse as linhas de programação, milhares de linhas que se compararmos com a atualidade eram necessárias muitas páginas para que fosse possível ouvir um som, toque ou ruído como os que tocam em nosso celular hoje.

 

Outro detalhe que não havia, era uma bateria ou no-break para manter a energia, só com o piscar da energia se perdiam horas de digitação do código de programação.

 

O curso foi aplicado por vários dias, durante as tarde alternadas, eu ainda fazia paralelo um outro curso, de datilografia, alguém ainda lembra disso? Quem tem menos de 20 anos, talvez nem tenha ouvido falar.
Tenho de rir, pois quando lembro que passavamos meses fazendo um curso para treinar nossos dedos para coordenação motora e apertar com força as teclas de uma máquina de escrever (senão as letras não marcavam suficientemente a fita no papel), me remete ao uso dos primeiros teclados que realmente eram resistentes para a digitação.
Ainda bem que logo depois surgiram as máquinas de escrever elétricas e depois eletrônicas das marcas FACIT e OLIVETTI, que possuiam teclados mais macios e leves para a escrita que muito provável foi a que deu origem a digitação de hoje.
Por longos anos, lembro de algumas empresas que conheci em atividades que realizava e realizo, ter visto pessoas digitar com mais força no teclado do computador, as questionando se haviam feito curso de datilografia pela força que aplicavam, e de algumas delas a resposta era que sim, em ser deste época. (Riamos juntos por lembrar desta situação).
Bom, este aparelho TK85 e os curso de programação Basic e datilografia, são os responsáveis por eu ser um apaixonado por tecnologia da informação.
Outra hora conto a vocês quando usavamos outros computadores sem ainda ter a internet, é incrível.
Abraçasso Galera!!  🙂

Deixe um comentário

Tendência