Amigo Leitor;
Preciso compartilhar a vivência que tive quando surgiu nossa Internet no Brasil.
“Se você nasceu depois de 1994, acredite: houve uma época em que não tínhamos internet. Ou melhor, a internet até existia, mas o acesso a ela era restrito a militares e pesquisadores.”
Em meados de 1993, utilizando servidores Mandic, fazíamos conexão denominada “BBS”, pra ser mais exato Bulletin Board Systems, que eram espaços virtuais para a troca de mensagens entre dois pontos conectados.
Acredite, mas presencialmente entre amigos, como toda e qualquer novidade tecnológica dos anos 90, era motivo de muitas e muitas conversas e tentativas para realizar uma forma de comunicação que fosse diferente do tradicional telefone e fax.
Sendo assim, efetuávamos trocas de informações, números para conectar e como efetuar a conexão BBS, íamos cada um para sua casa ou empresa.
As mensagens na época eram visualizadas em monitores de tubo, tela preta e caracteres verde, laranja ou branco. O tempo que levava para escrever um “Olá” e receber a resposta eram de minutos ou talvez horas, dependendo da velocidade da conexão e distância um do outro, era possível pegar e tomar um café, retornar e a resposta não ter retornado.

Como era uma atividade bastante isolada e demorada, não repetimos muitas conexões, pois demorava demais para estabelecer uma conversa, e quando estabelecida eram consideradas ainda o custo com os pulsos de ligação telefônica, que eram tarifadas em valores exorbitantes, motivo de muitas discussões em família pelo consumo desnecessário do telefone. Enfim valeu a experiência.
Um ano depois em 1994 a Embratel efetivou a operação da internet para os Brasileiros.

Atualmente temos de rir, e rir muito para tentar se imaginar nos dias de hoje, transmitindo, lendo, fazendo download ou upload de arquivos em velocidades mínimas da época, é praticamente desumano tentar querer voltar atrás e transmitir uma simples imagem de uma Selfie que tirou com o celular, em resoluções e tamanhos superiores da tecnologias disponíveis nos anos 90.
As vezes até tenho aquele momento nostalgia, lembrando do passo a passo que precisávamos para efetuar uma conexão discada e ficar de ouvidos atentos aos ruídos que o modem fazia ao iniciar a discagem, até o momento de completar a conexão com o provedor de internet, diante de um login e senha só para a conexão, e o telefone está livre de acesso.
Ainda tem um detalhe, não tínhamos como evitar no início que se alguém fizesse uma chamada pro seu número de telefone era grande a probabilidade da conexão cair, e você ter de rediscar, e torcer para que no provedor de internet houvesse ainda uma porta livre pro meu modem conectar.
Galera imagem a cena, para aguardar a simples aparição de uma imagem na tela do computador, abrindo gradativamente na horizontal, pouco a pouco, não era instantâneo como hoje, pensem na paciência que tínhamos de ter, e é claro, as vezes a perdíamos, principalmente quando se perdia algo na metade e era necessário recomeçar.
Para a leitura dos e-mails, na versão 1.0 do Outlook Express da Microsoft, era necessário que todos os e-mails fossem recebidos completamente pelo programa de e-mails, caso contrário se a conexão era interrompida, novamente deveriam ser baixados.
Com certeza, hoje é muito, mas muito melhor, verdadeiramente online e instantâneo.
Afinal só de rememorar estes anos que se passaram, fico feliz em dizer que até meu relógio GEAR tem velocidade de navegação milhares de vezes superior do que passávamos horas e horas tentando explorar na internet na década de 90.

Deixe um comentário